terça-feira, 24 de janeiro de 2012

As voltas da vida...


Na falta de algo útil para fazer, fiquei analisando as transformações que acontecem na vida das pessoas.
As vezes não valorizamos determinados colegas, o ignoramos ou até mesmo admiramos apenas pela aparência e pelo que achamos que ele poderá se tornar, mas ainda bem que o mundo da voltas e as pessoas mudam, que pena que nem sempre para melhor.
Alguns dias atrás, na minha cidade natal (interior da Bahia), pude ver colegas inteligentes e dedicados ao estudo trabalhando em lugares que não exigem determinado grau de escolaridade e que pagam mal, quando procurei saber o porque fiquei surpreso com respostas como: virou pai (mãe), se desinteressou pelos estudos e outros simplesmente pra fazer a vontade de alguém (pais, namorada(o), …).
Não estou dizendo que determinados trabalhos não mereçam respeito ou que as pessoas que não estudam não sejam importantes, muito pelo contrário! O que observei foi que pessoas que tinham tudo para serem o que queriam, realizar seus sonhos e conquistarem seus objetivos simplesmente desistiram de tudo ou adiaram os planos pelos outros ou por atos irresponsáveis (imprudência – falta de prevenção).
Ainda bem que já outros colegas me surpreenderam muito com suas escolhas, uns que eu não esperava muito estão cursando faculdade, outros fazendo curso técnico, outros estudando pra concurso, … Alguns deles mesmo já sendo pai ou mãe, mas vão seguindo em frente, assumindo sua responsabilidade e correndo atrás de alcançar seus objetivos.
Mas os que mais me surpreenderam foram os que não estão fazendo Nada! Eles estão literalmente esperando que algo aconteça, simplesmente se acomodaram são sustentados pelos pais e não estão nem aí pra nada, certo que no momento não estou trabalhando e também estou sendo sustentado pelos meus pais, mas estou estudando e já estou me preparando para as entrevistas de estágio.
Lamentável ou não, mas a vida é assim uma verdadeira roda gigante, as vezes de onde se menos espera vem uma boa surpresa, já de onde se espera nem sempre aparece. Se queremos um futuro bom pra nós temos que correr atrás, seja estudando ou fazendo o que for para melhorarmos, o que não dá é pra ficar de braços cruzados achando que seremos sustentados por nossos pais ou por quem quer que seja a vida toda.
Acho que poderia ser legal fazer como algumas pessoas (sem machismo, mas são na maioria mulheres), simplesmente aceitar ser sustentado pelo seu companheiro, no inicio seria até legal, mas depois acho que não iria conseguir continuar ou pelo menos não por muito tempo pois a independência financeira pra mim é algo muito importante, não é o mais importante na vida mais acho necessário.
Me acho as vezes meio acomodado, mas quando vejo as coisas por diferentes ângulos percebo que na verdade não tenho nada de acomodado. E se o conselho servir, descruze os braços e corra atrás do futuro que deseja!

14 comentários:

  1. Mas fazer nada é fazer algo... hehehehe!
    Na real pra mim... acomodado não vive... apenas deixa a vida passar por ele... hehe! Boa refelexão, Ricardão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada já é alguma coisa, né? rsrs
      Pois é, deixar a vida passar é um desperdício...
      A vida é pra ser vivida! e bem vivida...
      Vlw, Abraço

      Excluir
  2. Há uma diferença grande entre o acomodar e o conformar. Por vezes aceitamos determinadas situações menos desejadas, porque, tal como a música, a vida tb é feita de pausas.
    Só precisamos de perceber que a pausa tem um tempo correcto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente há uma grande diferença...
      Eu acho bastante importante essas pausas da vida, desde que sirva para refletirmos e repensarmos as nossas escolhas e atitudes.
      Com certeza,uma pausa sem fim não é pausa, rs...
      Abraço

      Excluir
  3. Oi, adoreeeei seu blog, acabei de descobrir e com certeza vou acompanhar seus posts. E é com muita vergonha que venho pedir um favor. Acabei de criar o meu, fala sobre minha vida, coisas que acontecem, tudo com muito bom humor pra não ficar aquele drama chato. Gostaria de saber se você pode divulgá-lo. Passar para algum amigo, fazer parceria, qualquer coisa que me dê leitores.
    Este é meu blog: http://ogarotointerrompido.blogspot.com/
    Desculpa pedir isso, sei que deve ser chato, mas não vale a pena tentar =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!
      Vou ler seu blog. Pra ser sincero não tenho tantas amizades ou influência a qui na BlogVille, pois minha intenção aqui é desabafar e criar amizades, vou ler seu blog e se o conteúdo dele me agradar e se for do mesmo estilo dos blogs que eu sigo posso deixar seu link aqui ao lado (na lista da direita).
      Um bom conselho é ler os blogs e comenta-los, assim você ajuda a divulgar seu blog.
      Boa Sorte, Abraço

      Excluir
  4. A vida é uma caixinha de surpresas: as x,boa,outras nem tanto.Há fases que tentamos mudar certas coisas,mas tem algo maior que não deixa.
    Abração,menino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E quantas surpresas...
      As vezes simplesmente tentar não adianta, tudo acontece no seu tempo certo...
      Abraço

      Excluir
  5. As minhas lembranças também foram destruídas pelo filme... VIRGEEEEEE!!!!! Hahahaha! Hugz, Ricardão!

    ResponderExcluir
  6. A vida é mesmo assim. Pouca coisa é como prevemos :P
    Eu também não conseguiria viver muito tempo sem independência financeira, alias estou na mesma situação que tu, ainda a estudar mas já tive alguns trabalhinhos e não pretendo ser sustentado pelos meus pais durante muito mais tempo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pouca coisa ou quase nada é como prevemos rsrs
      Essa vida de estudantes... Também já cheguei a trabalhar durante uns 2 anos... Ser sustentado pelos pais acho que tem prazo de validade kkkk, o meu está próximo do fim...
      Abraço

      Excluir
  7. E é assim um dia após o outro até o que o dia final chegue, as vezes cheia de surpresas, algumas agradaveis outros nem tanto, pessoas vem pessoas vão e nunca nada acontece, é assim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, é assim a vida... Realmente nunca nada acontece, sempre tem algo bom ou não mas tem...
      Abraço

      Excluir