sábado, 28 de abril de 2012

As escolhas da vida...


Ultimamente tenho enfrentado um grande dilema, ter que escolher continuar no curso em que estou ou mudar para outro que acho que gosto mais.
Já passei da metade do meu curso na faculdade e eis que retornam algumas dúvidas sobre a minha escolha, pois optei por um curso com uma ampla área de atuação no mercado de trabalho e que é bastante valorizado, mas em contra partida desta forma fica mais difícil focar num segmento especifico da profissão.
Eu posso muito bem trocar o meu curso e fazer um que é especifico do que eu gosto, porém o meu medo é me arrepender no futuro, até por que não gosto de ser submisso e se eu fizer esta troca provavelmente no ambiente de trabalho serei subordinado a alguém que se formar no meu curso atual.
Em minhas reflexões tenho levado em consideração pontos que acho importante, como: realização profissional, retorno financeiro, status, estabilidade e alguns outros...
Se fosse escolher apenas por gostar teria que mudar de curso, mas com isso irei receber menos, terei menos oportunidades no mercado de trabalho, e meus projetos quase sempre necessitarão da assinatura de outro profissional (um do meu atual curso).
Tenho procurado conversar com colegas mais experientes e professores, mas cada um me mostra os mais diferentes pontos de vista e só fico mais confuso. Eu enfrento esta dúvida desde minha entrada na faculdade, depois de 1 ano de curso pensei mais sério em mudar e agora com mais ou menos 3 anos ainda não decidi e estou prestes a surtar com tantas dúvidas...
O pior de tudo é que a partir do próximo semestre, se eu permanecer no curso que estou, pegarei matérias muito diferentes das do outro curso, e assim se eu fizer uma transferência vou perder muitas matérias.
É uma boa opção eu me formar no curso em que estou e depois me especializar na área que gosto, mas acho isso uma injustiça, uma pessoa que se forma em um segmento específico de tal área ser submisso a alguém que faz um curso que é mais complexo (mas que não tem conhecimento aprofundado), sem contar que tenho que ver alguns conteúdos que não gosto e que tenho muitas dificuldades.
É realmente sou bastante confuso, e tenho que me decidir o quanto antes. Só espero não me arrepender no futuro.

10 comentários:

  1. Fazer o que a gente gosta sempre é bom, mas ter um bom salário e uma segurança no futuro conta muito também.
    boa sorte ai nas suas escolhas :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazer o que gosta é bom, mas um salário melhor é tentador...
      Obrigado, Abraço.

      Excluir
  2. Difícil palpitar. Felizmente ou infelizmente, sempre optamos pelo lado financeiro.
    Abração, menino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O lado financeiro não fala mais alto ele grita, rsrs...
      Abraço

      Excluir
  3. situação cruel, afinal já investiu tempo e dinheiro no curso, mas antes desistir agora do que depois ser tarde de mais...
    Sorte aí na sua escolha...
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo fato dos cursos serem na mesma área eu aproveitaria quase todas as matérias, mas tenho que decidir ainda este semestre, pois a partir do próximo as disciplinas mudam...
      Obrigado, Abraço.

      Excluir
  4. Se pintou a dúvida é pq algo está faltando... então, melhor se arriscar. Dinheiro é comum e imprimem todo dia mais e mais. Satisfação, não. Eu sou desses que chuto o balde e largo tudo. Hehehehehe! Serenidade nas tuas escolhas, querido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente está faltando algo, o problema é que infelizmente não sou de me arriscar ou de chutar o balde quando ainda tenho dúvida. Mas estou buscando saná-las.
      Obrigado, Abraço.

      Excluir
  5. Vamos acompanhar a novela e ver se ROLA ou não rola... hehehe! Hugz, Ricardão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na medida do possível vamos sim e espero que role mesmo...
      Abraço

      Excluir